sexta-feira, 16 de março de 2012

PELOS CAMINHOS DO RIBATEJO "A FAZENDA ONDE VEIO A LUZ AO MUNDO


UM LIVRO ROMANCEADO E DE ÉPOCA, PASSADO NA
 PONTE DO CELEIRO E ATALAIA, 
ALMOSTER SANTARÉM
É COM MUITO ORGULHO QUE VENHO MOSTRAR AQUI ESTE TRABALHO ESCOLAR, DE ANALISE AO MEU LIVRO, "A FAZENDA ONDE VEIO A LUZ AO MUNDO" PELO MEU NETO.

BERNARDO MARTINS
14 ANOS


PRL
Nome da Obra: A Fazenda onde veio a luz ao mundo
Autor da obra: Lidia Frade
Tema: A infância de uma rapariga desde o seu nascimento até aos dezoito anos altura em que se casa.
Assunto: O texto esta dividido em vários breves, uns mais que outros, capítulos (63 ao todo) intercalados por vários poemas alusivos ao assunto do capítulo que esta a ser tratado o que não surpreende sendo a autora também uma mulher da poesia e ainda um Prefácio e um guia das personagens que vem a explicar o que e que ira ser tratado no texto.
A personagem principal entra em cena quando nasce descrevendo o sítio onde VEIO A LUZ AO MUNDO, como decorreu o seu nascimento, apresentando as pessoas que o presenciaram e afins depois vai falar da família, das tarefas que realizavam na altura (anos 50),os seus divertimentos, as dificuldades económicas tudo enquanto lidava com um pai bastante questionável que por exemplo tinha uma amante (que era de conhecimento geral) e exigia total obediência da sua mulher (que tenta suicidar-se varias vezes) chegando ao ponto de lhe bater com um bocado de mangueira na cara mas tendo ainda uma faceta irresponsável só voltando a casa para fazer filhos (palavras da mãe) e levado em empreendimentos sem sentido.

Comenta os elementos paratextuais do livro.

Eu acredito que os elementos textuais deste livro podem ser comentados como sendo direcionados para atrair pessoas de idades mais avançadas por se identificarem com o texto e pelas corres suaves utilizadas na capa e nas letras do titulo sendo o próprio conteúdo escrito de uma forma clara e com letras grandes para se perceber bem atraindo pessoas com falta de vista (os mais velhos ou de meia idade).

O que mais e menos gostas-te no livro?

Gostei da leitura fácil que me foi apresentada e gostei menos das partes mais violentas.

Foi importante para ti a sua leitura? Porque?

Sim, pois gosto de descobrir coisas novas e coisas velhas.

O que aprendeste com o texto?

Aprendi muitos nomes, designações, danças, costumes ou expressões que hoje já não se usam.

Que atividade escrita desenvolveste a partir do texto?

Desenvolvi um poema

Lá onde param os bêbados
Esta o amigo Deodato
Onde calha ir o povo
Beber, comer e festejar
Ao fim do dia do bom trabalho
Se a sede apertar
Vem dai beber um bocado
A fonte, a taberna
Do teu companheiro Deodato

Pensaste com o texto? O que pensaste?

Eu pensei no estilo de vida que se levava nos anos cinquenta e na sorte que tenho por viver hoje em dia.

Trouxe-te memórias? Quais?

Não me foi despertada nenhuma memória enquanto lia esta obra.

Existem semelhanças com a atualidade? Quais?

Penso que não e penso que ouve realmente uma mudança radical em todos os aspetos apresentados.

O que encontraste de diferente no livro em relação aos nossos dias?

Tudo desde o respeito exigido pelos pais, os comportamentos, atividades económicas enfim tudo.

Aconselhas a leitura do livro a alguém? Porque ?

Sim, pois é um livro fácil de ler e de compreender em que não estamos ansiosos para ler até ao final e descobrir o desfecho mas sim desejosos de ler a próxima silaba.

Seleciona um excerto da obra e justifica a tua opção.

“Quando Deodato por lá aparecesse, que lhes pagasse o dinheiro e levasse a máquina, ela já tinha feito tudo o que podia para lhe agradar, tomara consciência de que tinha uma filha quase mulher e não queria continuar ,assim, a dar-lhes aquela vida nem coisa parecida.”
Porque marcou a parte da obra em que a mãe se tornou mais independente e tomou uma decisão.







Lídia Frade nasceu no lugar da Ponte do Celeiro, Freguesia de Almoster, Concelho de Santarém. Muito cedo começou por cultivar a sua criatividade, lendo quase todos os romances clássicos, disponíveis na época através das carrinhas da Biblioteca Itinerante da Gulbenkian.
A sua participação a nível sociocultural foi de grande relevo, primeiro, fazendo recolhas de canções populares dos usos e costumes para o reportório do grupo de Folclore da localidade de Vila Nova do Coito, Freguesia de Almoster, onde viveu, e de onde levou o nome da Associação Cultural Vilanovense com músicas e canções de recolha à sua participação no festival para crianças «CANTAROLANDO», integrado na FEIRA DA AGRICULTURA.
Começou a escrever pequenas coisas, como poemas para serem cantados, ou textos para teatralizar, trabalhando com um grupo de jovens de todas as idades e promovendo espectáculos na sua colectividade, assim como em deslocações para actuação nas colectividades vizinhas.
Colaborou com a Câmara Municipal de Santarém nas comemorações do 25 de Abril em «CANTARES DE ABRIL», em Festivais das Festas da Cidade de Santarém como o «VAMOS CANTAR SANTAREM» onde ganhou em 1989 o 3º PRÉMIO DE LETRA e MUSICA, e em 1990 o 1º PREMIO DE LETRA, o 1º PREMIO DE MUSICA e ainda o 1º Prémio de Interpretação com o «GRUPO CANTARES DA VILA» de música popular regional, com a sua formação.
Participou em Jornais Regionais assim como nas Rádios Regionais em programas de Poesia.
As suas primeiras publicações:
Participação no livro «Naquele tempo era assim», sobre a freguesia de Almoster, publicação «Câmara Municipal de Santarém», participação no livro «Antologias para Novos Autores», Editora Minerva, nas 3ª e na 4ª Edição, seguindo-se uma publicação de autora, em 1999, do livro de poesia «UMA PEDRA NO CHARCO, REFUGIO”.
Publicação, agora, do seu livro de poesia «AMOR ETERNO» INTERREGNO E SILENCIO» - e «A FAZENDA ONDE VEIO A LUZ AO MUNDO» em 2010.

COLOCADO EM CAPÍTULOS!!!
DISPONÍVEL E ENVIO A COBRANÇA POR 1O euros

2 comentários:

  1. Olá

    Muito obrigada pelo carinho.

    Sempre é tempo de mudar.

    Com alegria bom fim de semana BJS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BOM DIA AMIGA PELA VISITA!!!
      DESEJO-LHE UMA BOA E FELIZ SEMANA!!!
      COM CARINHO LÍDIA

      Eliminar