sábado, 19 de janeiro de 2013

SANTARÉM CIDADE ANTIGA!!!



Igreja de Santa Maria de Marvila



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ir para: navegação, pesquisa


Igreja de Santa Maria de Marvila: fachada principal.

Igreja de Santa Maria de Marvila: pórtico manuelino.
A Igreja de Santa Maria de Marvila localiza-se em pleno centro histórico de Santarém, na freguesia de Marvila, em Portugal. Está situada junto ao largo conhecido anteriormente como Praça Nova, onde se localizavam os Paços do Concelho na Idade Média. A igreja, que remonta à reconquista cristã, era uma das mais importantes da antiga vila. O templo actual, representativo do manuelino e do renascimento, é fruto das várias campanhas construtivas que foi sofrendo ao longo do tempo. Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1917.[1]

WIKIPÉDIA







Tens nomes de ruas

Que são expressões de um povo

Beco das Atafonas

Que um dia foi novo

Escadinhas do Milagre

Lembranças tão belas

Dos meus verdes anos

Sempre quero telas.




Talvez uma formosa

Que seu nome deixou

Na travessa da Mónica

Que alguém adorou,

E para descansar

O teu corpo dorido

Na rua das Esteiras 

Tiveste um amigo.







Em tua simplicidade

Travessa dos Tanoeiros

Porque te deram tal nome

E também aos Pasteleiros,

Foi lembrando alguém

Que um dia foi querido

Travessa das Figueiras

Orgulho de povo antigo.



















AQUI MAIS UNS PEDACINHOS DA MINHA CIDADE!!!


FOTOS E POEMAS


LÍDIA FRADE

10 comentários:

  1. Olá minha querida Lídia já estou de volta, minha querida amiga, me parece que passou o meu vendaval
    já tenho junto a mim o meu amor graças a Deus tudo correu lindamente.
    Sofreu muito desde há mais de um ano para cá, mas por agora tudo está na santa paz do Senhor.
    Agora meu bem já tenho tempo para estar em dia com os meus amigos, pois isto de compartilhar com todos vóz para mim tornou-se uma prazeirosa obrigação, minha linda só desejo espalhar esta minha felicidade por todo o Planeta pois com toda a franqueza, hoje estou muito feliz.
    Está mau tempo: mas o sol voltará se Deus quiser, e juntos ainda vamos ver muitas vezes nascer e pôr o sol, beijinhos de luz e paz imensa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ BOM DOMINGO FRANCIETE!!!
      FICO FELIZ POR TUDO TER CORRIDO BEM COM O SEU MARIDO, POR TUDO JÁ ESTAR PRONTO PARA UMA RECUPERAÇÃO CASEIRA!!!

      OBRIGADO PELA PASSAGEM, É SEMPRE UM GOSTO VER OS AMIGOS POR AQUI DEIXANDO FICAR A SUA PASSAGEM!!!

      1 BEIJINHO LÍDIA

      Eliminar
  2. Oi Lidia, como sempre excelentes fotografias e poemas em perfeita sintonia.
    Embora com chuva desejo um bom restinho de domingo em paz e serenidade.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BOA TARDE MARIA!!!
      É SEMPRE UM GRANDE GOSTO VER A SUA PASSAGEM AQUI PELOS MEUS ESPAÇOS!!!
      OBRIGADO PELAS SUAS PALAVRAS!!!
      1 BEIJINHO LÍDIA

      Eliminar
  3. Amiga Lídia
    Mais um dos seus maravilhosos trabalhos que além de ilustrado com fotografias da sua linda terra, também vai acompanhando com a sua descrição poética.
    Um trabalho muito bom que agradeço.
    Um beijinho e votos de boa semana.
    Lourdes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOURDES MINHA AMIGA!!!
      AGRADEÇO A SUA PASSAGEM, E AS SUAS PALAVRAS AMIGAS SEMPRE GENEROSAS NA APRECIAÇÃO!!!
      DEIXO SÓ HOJE O MEU AGRADECIMENTO POIS NA TERÇA FEIRA NUNCA ESTOU!!! É MINHA DESEJADA FOLGA!!!
      1 BEIJINHO LÍDIA

      Eliminar
  4. O minha linda me desculpe mas como eu não tenho por hábito ir ver as respostas passou-me e não tinha visto, de qualquer forma os meus agradecimentos e continuação lindas imagens, beijinhos de luz e muita paz

    ResponderEliminar
  5. Bela reportagem. Gostei.
    Santarém é uma cidade que encanta pela história e também pelos seus monumentos.
    Para conhecer os pontos principais parece.me que cada um deverá fazer uma lista de tudo o que procura visiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ISSO LUÍS!!!
      SANTARÉM É MUITO RICA EM PATRIMÓNIO, O TEMPO TEM DE SER ALARGADO E FAZER LISTA MESMO, PENA É QUE POR VEZES MUITOS DOS MONUMENTOS QUANDO TEMOS INTERESSE EM VER ESTÃO FECHADOS!!!

      OBRIGADO PELA SUA PASSAGEM COMENTADA!!!
      1 BEIJINHO LÍDIA

      Eliminar
  6. OBRIGADO ANTÓNIO!!!
    JÁ FUI ESPREITAR O SEU BLOG!!!

    TUDO DE BOM!!!

    LÍDIA

    ResponderEliminar