segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SANTARÉM!!! IMAGENS DA MINHA CIDADE!!!

CORETO DO JARDIM DA REPUBLICA!!!

Dos olivais, há charneca
No alto, te veem formosa
Subindo as tuas ladeiras
Te encontram mais majestosa


LÍDIA FRADE

AO LONGO DOS ANOS SOFREU.... OU BENEFICIOU..... DE VÁRIAS INTERVENÇÕES, QUE AO GOSTO DE CADA ÉPOCA, OU DE CADA UM DOS MANDANTES DA CIDADE ACHOU POR BEM FAZER!!!

Infante D. Fernando (1402-1443)

Oitavo e último filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, nasceu em Santarém em 1402. Teve, como seus irmãos, a "Ínclita Geração", uma grande cultura, tendo recusado, em 1436, ser nomeado cardeal. Foi Mestre da Ordem de Avis.Desejoso de ação, o infante D. Fernando e seu irmão, o infante D. Henrique, convenceram o rei D. Duarte, irmão de ambos, a fazer a expedição a Tânger, em 1437, que resultou num fracasso para a parte portuguesa. A expedição fora mal organizada, com forças pouco numerosas e com fraco armamento. Os Mouros, em maior número, cercaram as tropas portuguesas e destroçaram-nas, fazendo muitos prisioneiros. Como condição para libertar os portugueses, entre eles o infante D. Henrique, os Mouros impõem as suas condições: restituição de Ceuta; paz entre Portugal e Marrocos; o infante D. Fernando ficava como refém, como garantia do cumprimento das condições anteriores.Reunidas as Cortes em Torres Novas, em 1438, deliberou-se não ceder às condições impostas pelos Mouros, não entregando Ceuta, sendo o infante D. Henrique um dos que se opuseram a essa cedência, o que condenava o infante D. Fernando ao cativeiro. Foram feitas várias tentativas para a sua libertação, que resultaram infrutíferas. Assim, o infante D. Fernando continuou prisioneiro dos mouros, sofrendo maus tratos e as maiores privações, vindo a falecer no cativeiro, em Fez, em 1443. Dado todo o sofrimento por que passou, ficou conhecido pelo cognome de "Infante Santo".



AO FUNDO O EDIFÍCIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM!!!


AS CORES DO JARDIM DA REPUBLICA!!!
UMA ÁRVORE SUSPENSA NO JARDIM DA REPUBLICA!!!

FOTOS LÍDIA FRADE

2 comentários:

  1. Olá Lídia; Excelente reportagem da sua (nossa)Cidade....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BOA TARDE FERNANDO OBRIGADO PELA VISITA, AO MEU HUMILDE ESPAÇO DAS IMAGENS POSSÍVEIS, NOS POUCOS MOMENTOS POSSÍVEIS, SEM HORA PROGRAMADA, SEM SOL, AS MINHAS MESMO AO ACASO, E SEM ARTE!!!

      1 BEIJO LÍDIA

      Eliminar