quinta-feira, 30 de maio de 2013

CORUCHE SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CASTELO

Ermida de Nossa Senhora do Castelo

Locais de Interesse

http://www.corucheinspiraturismo.pt/home/home.aspx

No monte sobranceiro à vila ergue-se esta ermida da invocação de Nossa Senhora do Castelo no local onde, outrora, se levantava um castelo que foi cenário de frequentes escaramuças entre muçulmanos e cristãos, aquando da Reconquista.

Do miradouro avista-se um deslumbrante panorama sobre a várzea, numa planície a perder de vista, onde os campos do Sorraia se desdobram em tons de verde e oiro até à linha do horizonte. A ermida, segundo a tradição, foi fundada por D. Afonso Henriques, conservando-se nela um retrato deste rei. Sofreu, ao longo dos anos, várias restaurações, apresentando-se hoje, airosa e atraente, com o seu pequeno templo e torre debruados a azul-ferrete, próprio da região.

VIDA DEPOIS DOS TEMPOS

Esta vida que se vive
Contando e descontando os tempos
É vida mais de ilusão, de confusão
De perda parcial de sentimentos.
Mas nela eu quero agarrar,
Quero sentir e guardar
Dentro do meu coração

Não a ilusão...Mas a verdade


Diz a lenda que, alguns anos após a reedificação do santuário dedicado a Nossa Senhora do Castelo, a povoação de Benavente, sentindo-se em perigo perante o avanço de alguma algara moura, enviou a Coruche uma comissão a pedir a imagem da Senhora do Castelo, pois acreditavam que assim seriam protegidos e defendidos. Perante o perigo, os coruchenses acederam. Passado o ataque, em que os inimigos foram desbaratados por completo, nada de devolver a imagem ao seu pequeno santuário. Os coruchenses reclamaram. Nada. O senado da Câmara enviou um representante ao senado de Benavente. Voltam sem ter conseguido o que pretendiam. Mas, ao regressar, quando já se aproximavam da linha divisória dos dois concelhos, algo se lhes depara: a imagem de Nossa Senhora do Castelo ali estava, mesmo sobre a linha divisória, mas voltada para Coruche. Era para ali que queria ir.








 No adro, em frente da porta da entrada virada para sul, na calçada, está escrito em letras de pedra negra: «Concluída em XXV (aqui quase ilegível) de Julho de MDCCCLVI com os generosos donativos dos habitantes desta villa – Directores J.A.B. e F.M.C.O.» A capela é muito comprida e pouco larga, de uma só nave, com púlpito em pedra e arco do cruzeiro em mármore rosa. Ocupando uma parede, o altar-mor, todo de talha dourada, ladeado das figuras de São José e São Pedro tem, acima do sacrário, a imagem de Nossa Senhora com o Menino de pé, sobre um trono simples. O teto da capela, em abóbada, está ornamentado com várias pinturas religiosas, destacando-se a da capela-mor que representa a «Coroação de Nossa Senhora» a flutuar rodeada de anjos. Pendente do teto da nave pode ver-se um antigo lustre de cristal.






Quero que estas palavras
Que vão ser a minha imagem
E retratam a minha alma
A possam transportar, ao imortal
A uma existência invisível
A um permanecer aqui
Depois da derradeira viagem


UMA DAS ESCADAS QUE NOS PODEM LEVAR ATÉ AO CENTRO DA VILA.


A ESTRELA uma rosa dos ventos (estrela de oito pontas: 4 maiores ou cardeais, 4 menores ou colaterais) 



Eu quero deixar algo de meu
Que seja mais forte
Que o meu tempo nos tempos.
Que se ouça o eco,
Nas nuvens no céu.
Grito de uma vida
Feita de momentos,
Vida que fique viva
Depois do passar dos tempos.



POEMA DE LÍDIA FRADE







 NASCER VIVER CRESCER

Um tronco uma árvore
Ramada com flor
Família nascida
Em terra de amor.
Amor que dá frutos
Crescer de verdade
Laço que perdura
Para a eternidade.



                                                          Ao tronco, segura
Com força de vida
Braços de ternura
Pedindo guarida.
Firme proteção
Em seiva de amor
Vem do coração
É pai protetor
É mãe de raiz
É luz dia a dia
Deus assim o quis
Passo de magia
Criação divina
Num sopro de Deus
Amor de verdade
Com bênção dos Céus.

Lídia Frade




PELOS CAMINHOS DO RIBATEJO, DESTA VEZ FOMOS CONHECER MELHOR CORUCHE,
COMO MELHOR PONTO DE REFERÊNCIA MIRADOURO DE NOSSA SENHORA DO CASTELO COM VISTAS SOBERBAS E SUA HISTÓRIA, IREI CONTINUAR COM A MINHA REPORTAGEM, COMECEI AQUI MAS TENHO MUITO MAIS, VENHAM VER AS PRÓXIMAS POSTAGENS VAI VALER A PENA! 















SAÍDA DO PARQUE NO SANTUÁRIO


4 comentários:

  1. Respostas
    1. OBRIGADO NINA

      PELA SUA PASSAGEM, NA VERDADE É UMA VILA QUE MERECE SER VISITADA E FOTOGRAFADA.

      1 BEIJO LÍDIA

      Eliminar
  2. Lidia em primeiro lugar quero pedir desculpa da minha ausência, mas a vida nem sempre é fácil e a minha complicou-se mais um pouquinho últimamente. Os tempos passam, morrem as ilusões e fica apenas a obrigação de continuar a caminhada. Maravilhosas fotografias e como sempre também belos poemas.
    Bom fim de semana
    beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADO QUERIDA MARIA
      PELA SUA VISITA, PELO SEU COMENTÁRIO, ESPERO E DESEJO QUE BEM RÁPIDO ULTRAPASSE OS SEUS PROBLEMAS, COMEÇANDO PELA VIDA, A ETERNIDADE É UMA PALAVRA CHEIA DE DUVIDAS.

      1 BEIJINHO LÍDIA

      Eliminar