sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PALÁCIO DE VILA VIÇOSA+++++ PELOS CAMINHOS DO ALENTEJO ENSOLARADO!!!

PALÁCIO DE VILA VIÇOSA COMEÇA AQUI NA MINHA REPORTAGEM COM ESTA BELÍSSIMA PORTA DOS NÓS QUE SÓ PASSAMOS POR ELA NA SAÍDA, MAS QUE ABRE MERECIDAMENTE ESTE ESPAÇO.
A NOSSA VISITA É ACOMPANHADA E POR UM GUIA QUE NOS VAI DESCREVENDO CADA MARAVILHA QUE OS NOSSOS OLHOS VÊEM RIQUEZA DE DIVERSIDADE INCALCULÁVEL, QUE ACONSELHO VIVAMENTE QUE VÃO CONHECER VENDO!!!
NÃO SÃO AUTORIZADAS FOTOS DE INTERIOR, POR ISSO MESMO VOS MOSTRO APENAS OS EXTERIORES!!!




Vila Viçosa está situada a 4 km de Borba, a 9 km do Alandroal, a 17 km de Estremoz, a 30 de Elvas, a 58 km de Évora, a 40 km de Espanha e a 185 km de Lisboa. O concelho compreende as serras de Borba, Vigária e d'Ossa. É ainda atravessado pela Ribeira d'Asseca, um afluente doGuadiana.

A economia do concelho de Vila Viçosa assenta essencialmente na indústria de extracção e transformação do mármore. O mármore de Vila Viçosa é reconhecido a nível mundial, e Vila Viçosa é conhecida a nível nacional como Capital do Mármore. O segundo sector económico mais importante do concelho, é o turismo, recebendo Vila Viçosa anualmente cerca de cem mil turistas. A agro-pecuária é ainda uma importante fonte de receitas para o concelho.




Estátua Equestre de D. Jaime, IV Duque de Bragança



O Paço Ducal é um edifício monumental cuja construção se iniciou em 1501, por decisão do quarto Duque de Bragança, D. Jaime. As campanhas de engrandecimento e melhoramento sucederam-se ao longo dos séculos XVI e XVII, conferindo ao edifício a dimensão e ascaracterísticas actuais - a fachada com 110 metros de comprimento é única na arquitectura civil portuguesa e revela inspiração clássica.



Com a ascensão da Casa de Bragança ao trono de Portugal em 1640, Vila Viçosa passará de residência permanente da primeira família da nobreza nacional, a mais uma das residências reais espalhadas pelo reino. O Paço Ducal viverá de novo momentos áureos quando dos casamentos duplos dos filhos de D. João V e de D. Maria I com os filhos dos soberanos espanhóis seus contemporâneos, episódios conhecidos por Troca de Princesas. Nesses momentos novas campanhas de obras dotam o Paço de melhoramentos visíveis no andar nobre, cozinha e Capela.




No século XIX as até então esporádicas visitas da Família Real tornam-se frequentes, sendo o Paço arranjado sucessivamente nos reinados de D. Luis e D. Carlos para com maior conforto receber a família e larga comitiva durante as suas excursões venatórias anuais.

Com a implantação da República em 1910, o Paço Ducal encerra as portas, que serão reabertas nos anos quarenta, já após a criação da Fundação da Casa de Bragança, por vontade expressa em testamento por D. Manuel II.


Na visita ao Paço Ducal percorre-se o Andar Nobre, piso onde estão concentradas as colecções de Artes Decorativas: colecções de pintura, escultura, mobiliário, tapeçarias, cerâmica e ourivesaria. Estas peças são valorizadas pelo imponente espaço que inclui frescos e azulejos seiscentistas, tectos em caixotões e pintados, lareiras em mármore com elaborados programas decorativos. A cozinha onde termina a visita deixa uma impressão indelével pelas suas dimensões e pela quantidade de utensílios em cobre que encerra.




Ao longo dos últimos anos, tem decorrido um intenso programa de conservação preventiva e activa deste espaço museológico e um grande reforço das colecções através da aquisição de peças de incontestável valor artístico e do restauro de outras que estavam nas Reservas. A dimensão das colecções que alberga justificou o desdobrar dos núcleos e a opção de visitas temáticas.

No Paço Ducal ainda existe a Biblioteca, o Arquivo Musical e o Arquivo Fotográfico, estando o Arquivo Histórico sediado no Paço do Bispo, também no Terreiro do Paço.




AQUI JÁ VOS MOSTRO OS CLAUSTROS E JARDINS DO PALÁCIO!!!










Quinas de Portugal: estão relacionadas com o chamado Milagre de Ourique. É tradição que, na véspera da Batalha de Ourique contra os Mouros, Jesus Cristoapareceu pregado na cruz ao primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, prometendo-lhe a vitória na peleja e a sua protecção a favor do novo reino. Em recordação deste sucesso, o monarca, adoptou por brasão as cinco chagas de Cristo representadas por cinco escudetes dispostos em cruz, apresentando cada escudete cinco marcas circulares chamadas besantes ou moedas. A contagem das moedas, dá o total de trinta, contando-se duas vezes as do escudete do centro da cruz. As trinta moedas simbolizam os trinta dinheiros recebidos pelo traidor Judas.

(As duas Quinas do Brasão de Portugal, que figuram nas Armas de Vila Viçosa, significam que as lutas pela defesa da Pátria, tão importantes elas foram).

Tanto a Aspa como as duas Quinas «estão em chefe». Quer isto dizer que esses símbolos se situam no terço superior do campo do escudo. O terço inferior chama-se contrachefe.











INICIAMOS FORA DE PORTAS DO PALÁCIO E ASSIM VAMOS TERMINAR COM MAIS ALGUMAS IMAGENS LOCAIS!!! 



UMA PEQUENA CAPELA MESMO ALI DE PORTAS ABERTAS AO VISITANTE NA BEIRA DO PASSEIO!!!

FOTOS DE LÍDIA FRADE



Sem comentários:

Enviar um comentário