quarta-feira, 19 de novembro de 2014

VILA VIÇOSA CASTELO ***** ALENTEJO***** PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL



Castelo de Vila Viçosa, Portugal: porta.

Castelo de Vila Viçosa: aspecto do portão de entrada, fosso, muralha e bastião.
Castelo de Vila Viçosa, no Alentejo, localiza-se na freguesia da Conceição, na povoação e concelho de Vila Viçosa, Concelho de Vila Viçosa, Distrito de Évora, em Portugal.
Em posição dominante sobre a vila, nas proximidades da vertente nordeste da serra de Ossa, ergue-se sobre uma colina defendida naturalmente pela ribeira de Ficalho e pela ribeira do Carrascal, afluentes menores do rio Guadiana.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo de Vila Viçosa

Castelo de Vila Viçosa, Portugal: vista de uma das entradas.

ConstruçãoD. Dinis(Século XIV)
EstiloGóticomanuelino
ConservaçãoBom
Homologação
(IGESPAR)
MN
Aberto ao públicoSim



Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Embora não haja informações seguras, a julgar pelo testemunho de lápides encontradas na região, acredita-se que a primitiva ocupação humana deste local remonte à Invasão romana da Península Ibérica. Por ser vizinha àestrada romana que comunicava Évora a Mérida, alguns autores acreditam que essa ocupação de sua elevação tenha sido efectuada por alguma pequena fortificação.



O castelo medieval[editar | editar código-fonte]

À época da Reconquista cristã da península, quando da afirmação da nacionalidade portuguesa, a região foi dominada a partir da conquista de Alcácer do Sal (1217).

Embora não se possa afirmar se uma primitiva povoação foi abandonada e reocupada, ou se o seu povoamento cristão foi tardio, é certo que Vila Viçosa recebeu de D. Afonso III (1248-1279) a sua Carta de Foral, passada em 5 de Junho de 1270. Datará, dessa época, o início da construção de seu castelo, a que seu filho e sucessor, D. Dinis(1279-1325), dará um efetivo impulso, terminando a sua edificação e fazendo erguer a cerca da vila.

No reinado de D.Fernando I (1367-1383), a exemplo do que se fez em diversos castelos do reino, foram feitos importantes melhoramentos na fortificação de Vila Viçosa.



Ao se encerrar a crise de 1383-1385, os domínios de Vila Viçosa integraram a vasta doação feita por D. João I(1385-1433) ao Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira, em recompensa pelos serviços prestados.

A vila, por sua vez, passou para o seu neto, D.Fernando, Conde de Arraiolos, por doação em 4 de Abril de 1422. Vindo este a se tornar o 2º Duque de Bragança e estando habituado às planíces alentejanas, não quis instalar-se no Paço de Guimarães. Assim, fez construir no Castelo de Vila Viçosa um paço, elevando esta localidade à categoria de sede do Ducado de Bragança.









O seu filho, D.Fernando, 3ºDuque de Bragança, veio porém a ser acusado pelo rei D.João II de traição, pelo que foi degolado em Évora. Em decorrência, a família seguiu para o exílo em Castela, abandonando o castelo de Vila Viçosa, onde residiam.

Uma vez regressados, o duque D. Jaime de Bragança não quis morar no paço ligado à trágica memória do pai e, estando tratado o seu casamento com a fidalga espanhola D. Leonor, filha do Duque de Medina Sidónia, fez construir, em 1501, o actual Paço Ducal, onde passou a residir desde o seu matrimónio, no ano seguinte. Ainda por sua determinação, fizeram-se várias obras no castelo, entre as quais os baluartes/torreões em estilo manuelino e ofosso defensivo.






Da Guerra da Restauração aos nossos dias[editar | editar código-fonte]

No contexto da Guerra da Restauração, o castelo recebeu o reforço de uma nova cintura de muralhas, erguida entre 1663 e 1664, com planta no formato de um polígono estrelado, adaptada à então moderna artilharia. Assim defendida, a vila resistiu vitoriosa ao assalto das tropas espanholas sob o comando do marquês de Caracena, batidas em seguida, em local próximo, pelas tropas portuguesas sob o comando do marquês de Marialva, nabatalha de Montes Claros (1665).

Encontra-se classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910.

O castelo, propriedade da Fundação da Casa de Bragança, sofreu intervenções de consolidação e restauro em diversos momentos ao longo do século XX, tendo servido durante alguns anos de pousada. Atualmente encontram-se nele instalados o Museu da Caça, onde se encontra a colecção privada de Manuel Lopo Caroça de Carvalho, e o Museu de Arqueologia da Fundação.





Características[editar | editar código-fonte]

O castelo medieval apresenta planta quadrada, com muralhas de cerca de sessenta metros de lado, reforçadas, nos ângulos Oeste e Leste, por grandes torreõesde planta circular. A sua face Noroeste e parte da Nordeste eram comuns à cerca da vila. Em seu interior ergueu-se a igreja matriz, sede da primeira paróquia da vila, e que hoje é o importante Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, proclamada padroeira de Portugal em 1646.

A Torre de Menagem só foi erguida sob o reinado de D. Fernando, afastada do castelo, em face de uma porta rasgada a meio do troço Sudoeste da cerca da vila, à qual se ligava por um passadiço.








Delimitando uma área de cerca de três hectares, a cerca da vila, de planta pentagonal irregular, é rasgada por diversas portas, entre as quais a chamada Porta de Évora, a Porta de Estremoz e a Porta de Olivença.





FOTOS DE LÍDIA
E PAULO OLIVEIRA

10 comentários:

  1. Lindas fotos e passeio respirando História! Valeu! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida Chica!!!
      É na verdade os meus hobis preferidos caminhar através da nossa história Portuguesa!!!
      1 beijinho Lídia

      Eliminar
  2. Fotos estonteantes e belíssimas, Lídia. E mais
    essa aula de História do nosso querido Portugal.
    Obrigada por tua visita ao matagal, querida amiga!Bjsss

    ResponderEliminar
  3. VANUZA MINHA AMIGA
    É SEMPRE COM MUITO GOSTO QUE MOSTRO UM POUCO DO QUE O MEU LINDO PORTUGAL TEM DE LINDO!!!
    LÁ PASSAREI NO MATAGAL!!!
    1 BEIJINHO LÍDIA

    ResponderEliminar
  4. Lídia,

    Eu amo aprender sobre Portugal. Acompanho vários blogs dessa terra tão linda, e aprendo muito com eles.
    Amei a sua visita e comentário. Muito obrigada!
    Lindas imagens que vocês captaram, e o texto de muito ensinamento.
    Uma linda e abençoada semana! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QUERIDA LUCINHA
      DEIXEI RECADO NO SEU JARDIM, E AQUI DEIXO UM GRANDE AGRADECIMENTO PELAS SUAS PALAVRAS, E I BEIJO ATÉ SEMPRE
      LÍDIA

      Eliminar
  5. Lídia, vim avisar que acabaram de entrar céus teus por lá! Obrigadão! bjs, tudo de bom,chica

    Podes ver:

    http://ceuepalavras.blogspot.com.br/2015/02/ceus-da-lidia.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chica obrigado
      É com muito gosto que posso fazer parte desses céus em destaque!!!

      1 beijinho Lídia

      Eliminar
  6. Olá, querida Lídia
    Suas fotos estão simplesmente belas... um encanto aos meus olhos passear pelo cenário que vc nos mostra...
    Uma santa e abençoada Quaresma!!!
    Bjm fraternal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosélia obrigado pelas palavras amigas!!!

      Na verdade é um grande prazer meu quando consigo descansar uns dias ir fotografar locais lindos em que portugal é pródigo!!!

      Bom fim de semana

      1 beijinho Lídia

      Eliminar