sexta-feira, 20 de março de 2015

O RIO ALVIELA DESDE A NASCENTE ATÉ PERNES******* É AQUI NO MOUCHÃO DE PERNES QUE CAIEM ESTAS QUEDAS DE ÁGUA!!!







Opinião Vicente Batalha – O MOUCHÃO E AS QUEDAS DE ÁGUA DE PERNES




Durante as duas últimas décadas, perdi a conta aos vários textos de opinião, que escrevi, sobre o Alviela, onde avultam, como figuras maiores, o Mouchão e as Quedas de Água. Neste ano, comemorou-se o Centenário da Hidroeléctrica de Pernes (1913-2013). Este aproveitamento pioneiro das águas do Alviela, gerou a electricidade, que havia de permitir que a vila de Pernes tivesse luz, duas décadas antes da sede do concelho, a cidade de Santarém. A decisão da família Schiappa Theriaga, que marcou a história de Pernes, no alvorecer do século XX, foi um acto de clarividência, desenvolvimento e progresso, que contrasta com a inércia e o imobilismo que, infelizmente, caracterizam os dias de hoje. A propósito, o Professor Doutor Martinho Vicente Rodrigues escreveu “A Hidroeléctrica na História de Pernes”, livro apresentado, a 25 de Maio último, numa edição da Junta de Freguesia. A História de Pernes, desde tempos imemoriais, passa por aqui, pelo Alviela e pela Ribeira.


É D. Afonso Henriques, que, em 1165, doa a Gualdim Pais e à Ordem dos Templários oito moinhos na Ribeira de Pernes, nos açudes de Trouvede e do Alviela, e este é o primeiro registo escrito, sobre os moinhos de Pernes. Também, o denominado Moinho Manuelino de Pernes, situa-se na Ribeira, junto ao Rio Alviela, e faz parte de um conjunto de moinhos hidráulicos e azenhas do séc. XII. A sua estrutura primitiva foi reconstruída em finais do séc. XV, e em 1497 regista-se a utilização do moinho como habitação de recreio do Conde de Abrantes, para cujo efeito foi adaptado o piso superior. Essa utilização fica bem patente nas três janelas do andar nobre, com molduras Manuelino-Mudéjares de verga recortada, maineladas (a da fachada sul hoje sem mainel), que constituem os mais significativos elementos arquitectónicos do imóvel (Fonte: IPPAR 1997). Permita-me o leitor, um parêntesis pessoal: neste moinho, que, em 1911, foi arrendado por meu avô, Vicente Flor, nasceu, em 1919, minha mãe, Aldora da Conceição Flor, e ali, brinquei, na minha infância. Pertence hoje á Santa Casa da Misericórdia de Pernes. Continuemos a viagem pela história: no século XIX, as lutas entre liberais e miguelistas, trouxeram os moinhos de Pernes a primeiro plano, um complexo molinheiro único, nas margens direita e esquerda do Alviela, pois o seu domínio garantia o abastecimento aos exércitos, ora, de um lado, ora, do outro. A 29 de Janeiro de 1834, a Batalha de Pernes, no sítio que passou a ser denominado Saldanha, em homenagem ao Marechal vencedor, foi o princípio do fim de D. Miguel, que pouco depois se refugiou em Évora-Monte, onde veio a assinar a sua capitulação. É natural, que Camões, quando de visita ao seu amigo e admirador, D. Gonçalo Coutinho, a Vaqueiros, tenha percorrido as margens do Alviela, e olhado, as suas águas cristalinas, que, mais tarde, foram cantadas por Bocage: “Lá, onde em fofa espuma se despenha o gárrulo Alviela transparente, de alcantilada ruinosa penha… “ Chegados à década de 50, do século XX, António Inácio da Silva Nobre, presidente da junta de freguesia de Pernes, decidiu avançar com o arranjo do Mouchão de Pernes: em 1952, a construção de uma ponte de acesso e uma Casa de Chá, que foi inaugurada com pompa e circunstância, a 15 de Agosto de 1953, com artistas nacionais de variedades, e copo de água servida pela distinta Pastelaria Abidis de Santarém, como “O Correio do Ribatejo” noticiou, pela pena do seu ilustre director, Dr. Virgílio Arruda. Foi uma época de oiro, em que, durante anos, Pernes, o concelho e a região disfrutaram de uma Sala de Visitas, aprazível e de qualidade, centro da vida social e recreativa.


É esta herança histórica, económica e cultural, que projecta, dá corpo e sustentação, à beleza natural e ambiental, do Mouchão de Pernes e das suas Quedas de Água, que se despenham de catorze metros de altura, sítio único, de excelência, de que, o concelho, a região e o país se deviam orgulhar. E tudo isto, infelizmente, tem passado ao lado, quer, dos sucessivos, governos, quer, da administração central e local. Na noite de 28 de Dezembro de 2009, ruiu o paredão central do Mouchão de Pernes, arrastado pela cheia, e por uma conjugação de factores, em especial, a incúria dos responsáveis, a todos os níveis, que alertados, para a grave situação de risco, ao longo de quase década e meia, pouco ou nada fizeram. As obras de requalificação, da responsabilidade da Administração Central/INAG/ARH/Agência do Ambiente, acabaram por ser continuadas, agora, quase quatro anos passados, com a reposição do paredão central. Mas, pasme-se, ainda há elementos em falta, nomeadamente, a ponte pedonal de acesso ao Mouchão Parque, do lado nascente. Este processo causa perplexidade e indignação, e denota, inércia e imobilismo, já referidos, para além de, insensibilidade, incultura, e ignorância. Em suma, uma injustiça de todo o tamanho! Depois de muitas insistências, no mandato passado, a Câmara de Santarém tem concluído um estudo prévio, para a requalificação do Mouchão Parque, que já foi apresentado aos eleitos locais, e mereceu a sua aprovação. Trata-se de um estudo moderno e arrojado, concebido em época de crise, com vista ao futuro, pelo que, consequentemente, está em desenvolvimento o projecto respectivo. Acaba de iniciar-se um novo mandato autárquico, e a requalificação do Mouchão Parque de Pernes e das Quedas de Água do Alviela continua a ser uma prioridade das prioridades. É este, o tempo certo, para reparar injustiças de décadas, e a Câmara de Santarém tem uma excelente oportunidade de passar das palavras, de solidariedade e compreensão, aos actos, de cumprir, fazer, rentabilizar. Em causa, contas antigas, nos domínios de, ambiente, cultura, economia, turismo e lazer. Pernes, com o seu Mouchão, as suas Quedas da Água, o seu património, e equipamentos, tem tudo isso para oferecer, e rentabilizar. Já chega, de continuar numa espiral justificativa, em busca do tempo perdido. Agora, há que cumprir o tempo, o nosso tempo. No século XXI, após tanta degradação, tantos incumprimentos e expectativas, a pergunta, que se impõe: que futuro, para esta jóia da coroa?!


CORREIO DO RIBATEJO


ÁGUA SALTITANTE AO NATURAL


AS IMAGENS FALAM POR SI


ESTE É O RIO ALVIELA QUE AQUI SE DIVIDE EM DOIS LADEANDO O PARQUE QUE DEPOIS DAS QUEDAS DE ÁGUA SE VOLTA A JUNTAR .


AS TRÊS QUEDAS DE ÁGUA NA IMAGEM 


 ESTAS VERDURAS NA MINHA TERRA CHAMA-SE RABAÇAS É DA FAMÍLIA DOS AGRIÕES SELVAGENS E IGUALMENTE COMESTÍVEIS.




O PARQUE UM POUCO ABANDONADO QUE PODERIA SER UM LOCAL BEM APRAZÍVEL MAS QUE NEM UM ACESSO DIGNO TEM!!!

FOTOS DE LÍDIA FRADE. 

6 comentários:

  1. Belissimas fotografias, obrigado pelo passeio.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ MARIA
      AGRADEÇO A VISITA, NA VERDADE O LOCAL É MUITO BOM MAS..... O ABANDONO FAZ-SE VER A QUEM LÁ VAI, GASTOU-SE DINHEIRO PARA ALINDAR MUITAS COISAS PELO PAÍS QUE POR FALTA DE MEIOS E MAIS ALGUMA BOA VONTADE TUDO VAI CAINDO NA DEGRADAÇÃO.
      1 BEIJINHO
      LÍDIA

      Eliminar
  2. Magnífica reportagem fotográfica.

    Fiquei a conhecer mais um pouco do nosso portugal.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADO QUERIDA ELISA
      É NA VERDADE UM LOCAL BEM APRAZÍVEL, APENAS MUITO MAL CUIDADO NA SUA ENVOLVÊNCIA, O QUE É GRAVE POIS DEIXAM ASSIM DESTRUIR O QUE LEVOU GRANDE INVESTIMENTO AO ABRIGO DE PROGRAMAS SUBSIDIADOS E QUE CONTINUAMOS A PAGAR, AINDA MAIS COM A SUA DESTRUIÇÃO.

      DESEJOS DE UMA FELIZ PÁSCOA

      1 BEIJINHO AGRADECENDO A VISITA

      LÍDIA

      Eliminar
  3. Belíssimas fotos!
    Beijinhos e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ QUERIDA TERESINHA

      OBRIGADO PELA VISITA E AGRADO

      DEIXO 1 BEIJINHO COM DESEJOS DE PÁSCOA FELIZ

      LÍDIA

      Eliminar